quarta-feira, 24 de novembro de 2010

On tHE RoAD

                                                            o escritor Jack Kerouac


On The Road é considerado a obra prima de Jack Kerouac, e também um dos meus livros prferidos.
Um dos principais expoentes da Geração Beat, sendo uma grande influencia para a juventude dos anos 60, que colocavam a mochila nas costas e botavam o pé na estrada.
On the Road me encantou com as histórias reais de Kerouac sobre si mesmo e seu amigo Neal Cassady, que no livro são interpretados respectivamente por Sal Paradise e Dean Moriarty (uma espécie de codinome).
Desde que saiu em 1957, Kerouac relata suas experiencias acumuladas em viagens de mochileiros, em meio a sexo, dorgas, jazz e rock n' roll, cruzando estradas americanas e mexicanas de carona ou em carros de quinta mão. O princípio básico do livro é buscar a vida por aí em vez de esperá-la sentado em um sofa, ao dizer "sair é viver, ficar é apodrecer"

Algumas frases no livro são demais, e mostram a genialidade do autor, que é um dos meus preferidos, e eu separei algumas que eu mais gostei como:

''Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, que nunca bocejam ou dizem uma coisa corriqueira, mas queimam, queimam, queimam, como fabulosas velas amarelas romanas explodindo como aranhas através das estrelas.''

''Eu não tenho nada para oferecer a ninguém, exceto minha própria confusão.''

''A humanidade se assemelha aos cães, não aos deuses — se você não ficar zangado eles vão lhe morder – mas fique bravo e você nunca será mordido. Os cães não respeitam humildade e tristeza.''

''Ofereça a eles aquilo que mais desejam secretamente; é claro que entrarão em pânico imediatamente.''

On the Road é um livro que influenciou a música, do rock n' roll ao pop, os hippies e, mais tarde, o movimento punk.

No ano que vem será lançado o filme, caralho fiquei muito feliz quando soube seja tão foda quanto o livro, será dirigido pelo diretor brasileiro Walter Salles, e alguns atores já estão confirmados, como:
  • Sam Riley ( que protagonizou Ian Curtis do joy division no filme "control") como Sal Paradise
  • Garrett Hedlund como Dean Moriarty
  • Kristen Stewart como Marylou
  • Viggo Mortensen como Old Bull Lee
  • Alice Braga como Terry

5 comentários:

  1. Garota, se você continuar absorvendo toda essa boa cultura, antes dos 30 tu serás uma female fatal.
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. "eu não tenho nada a oferecer a niguêm",é interesante perceper o quanto nossa vida é norteada e inspirada em grandes nomes da história da música da literatura e da arte em geral, quando na verdade nós deveriamos impelir críticas ainda mais fortes a esses grandes vultos como forma de gratidão a indivíduos que mesmo não tendo nada a oferecer,são resposáveis por nosa formação.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito interessante teu blog^^ Gostei! Espero ver tua visita no meu^^ Ah, irei seguir vc^^ bjs

    ResponderExcluir
  4. Wild, te enviei um e-mail uns dias atrás, mas não obtive resposta.
    Espero que ainda respires.
    Beijos.

    ResponderExcluir