quinta-feira, 18 de novembro de 2010

The dark side of the moon e O mágico de Oz.



Semana passada , meu amigo Ricardo(vulgo saruê haha), me falou sobre o sincronismo entre o album The dark side of the moon(pink floyd) e o filme O mágico de Oz, que era realmente incrivel. Como eu curto o Pink Floyd pra carai me interessei quando o ricado me falou sobre essa versão do filme sincronizado, resolvi baixar, e quando assisti me surpreendi, achei realmente incrível, demais mesmo, é impressionante a sintonia que há entre esse álbum e o filme.
O filme começa preto e branco,(essa é uma das partes que eu mais gostei) e de repente a casa de Dorothy é levada por um tornado bem nessa hora começa a música ''the great gig in the sky'' (onde Clare Torry improvisa por cima do famoso intrumental, mostrando o desespero de dorothy na cena) quando o tornado acaba, por ''coincidência'' o música também acaba, mostrando um certo alívio pois Dorothy se encontra já em Oz, e é essa uma das minhas partes preferidas: quando a casa de Dorothy, levada por um tornado cai em Oz, Dorothy sai pela porta (que representaria o famoso prisma que ilustra a capa do álbum), o filme que até então era preto e branco, passa a ganhar um colorido incrível, o que me surpreendeu ao se relacionar diretamente com a  capa de Dark Side of the Moon que consiste em um prisma sendo atravessado por uma feixe de luz branco - que, do outro lado do prisma, se torna colorido. Esta pode ser uma referência ao fato do filme começar preto-e-branco e se tornar colorido, no exato momento em que Dorothy atravessa a porta de sua casa.

Outras partes que eu achei de fuder, foi quando no exato momento em que o espantalho diz que seu maior desejo era ter um cérebro começa a música ''brain damange''

Há ''coincidencias'' também com a letras das musicas desse álbum como por exemplo:

  • Tia Em aparenta dizer "leave" ("parta") para Dorothy, ao mesmo tempo em que é dito o verso da música''Breathe'' :  "leave, but don't leave me" ("Vá embora, mas não me deixe")
  • "Look around" ("Olhe ao redor") - Dorothy começa a olhar ao seu redor
  • "the lunatic is on the grass" ("o lunático está na grama") de "Brain Damage" é cantado enquanto o Espantalho, age freneticamente como um louco
  • "Balanced on the biggest wave" ("Balançar-se na maior das ondas") - Dorothy se balança em um muro.
  • "Share it, fairly" ("Compartilhe, generoso") -nesse momento um Munchkin(pequenos anõezinhos) dá flores para Dorothy.
  • "Moved from side to side" ("Se moveram de um lado para o outro") - os Munchkins correm de um lado para outro quando surge a Bruxa do Oeste.
  • "Black and blue" ("Preto e azul") - quando é dito "black", a bruxa é vista, com sua roupa e chapéu pretos, e quando é dito "blue" aparece Dorothy, com sua roupa azul.  
  • "home...home again" ("em casa...em casa de novo") - no momento em que Dorothy volta para casa.
  • E as batidas de coração da musica ''Brain damage'' são ouvidas enquanto Dorothy encosta seu ouvido no peito do Homem de Lata.
Os membros do Pink Floyd repetidamente insistem que o fenômeno é pura coincidência. Em uma entrevista para o 25º aniversário do disco, o guitarrista e vocalista David Gilmour negou que o disco foi escrito intencionalmente para ser sincronizado com Oz, dizendo que "Algum cara com muito tempo livre teve essa idéia de combinar O Mágico de Oz com Dark Side of the Moon". Em um especial da MTV sobre o Pink Floyd em 2002, a banda negou qualquer relação entre o disco e o filme, dizendo que na época da gravação de Dark Side não havia tecnologia para reproduzir o filme no estúdio ao mesmo tempo que gravavam o álbum.



Encontrei essa versão para baixar no Arapa Rock Motor, e recomendo é boa pra caralho^^

Um comentário:

  1. Já fiz essa sintonia duas vezes exibindo para dois grupos que participo.
    É mesmo impressionante a sincronia.
    Outra questão que reforça a teoria de que a banda não tinha como sincronizar as músicas com o filme, é que na época em que o disco foi composto (1974) ainda não havia o CD e pra que a sincronia seja perfeita tem de ser feita tocando o CD e não o LP.

    ResponderExcluir